Quatro suspeitos de se passar por policiais são presos em Boa Vista durante Operação Nêmesis

Quatro pessoas foram presas pela Polícia Civil de Roraima (PCRR) nesta terça-feira (30), durante a Operação Nêmesis, que foi deflagrada com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que se passava por policiais civis em Boa Vista.

Segundo as investigações, o grupo é acusado de simular blitz, invadir residências e atacar pessoas recém-chegadas à capital, incluindo garimpeiros que transportavam dinheiro, ouro e drogas.

Caso que motivou a operação

O início da investigação ocorreu após um roubo registrado em 20 de junho de 2025, no bairro São Bento. Na ocasião, uma vítima que havia retornado do garimpo teve dinheiro, joias e outros pertences levados. A ação foi realizada com o uso de um Corolla prata, distintivos falsos e balaclavas.

A apuração durou cerca de três meses, durante os quais diligências, análise de crimes semelhantes e coleta de provas consideradas robustas foram realizadas.

Bairros alvo da operação

Os mandados judiciais foram cumpridos nos bairros Aeroporto, Caranã, Mecejana, São Bento e 13 de Setembro. Durante as buscas, foram apreendidos porções de maconha, balanças de precisão, rádios comunicadores e outros materiais utilizados pelo grupo.

Reincidência e resposta policial

Essa foi a segunda operação realizada em setembro contra falsos policiais. No dia 11, outra ação resultou na prisão de três integrantes do mesmo esquema, enquanto um investigado ainda continua foragido.

Segundo o delegado Igor Silveira Alencar, do 5º Distrito Policial, o grupo “se passava por policiais para cometer roubos, praticar violência física, estourar bocas de fumo e agir contra rivais”.

Veja Também: